Cartilha Cidade Em Movimento

 A cartilha “Cidade Em Movimento” é uma publicação coletiva que reflete sobre direito à cidade, racismo no transporte urbano e mobilidade como direito humano. 

Ao longo de três meses – organizações que atuam na promoção de cidades mais justas e inclusivas em Belo Horizonte e RMBH – se dedicaram a construção de um espaço colaborativo que possibilitou um momento de informação e formação sobre o debate de enfrentamento às desigualdades nas cidades. A cartilha é fruto desse trabalho! Os encontros, que ocorreram entre abril e junho, contaram com a colaboração das organizações: BH Em Ciclo, Bike Anjo, Coletiva da Juventude, DiverCidade PL, Engajamundo, Fórum das Juventudes da Grande BH, Instituto Macunaíma, Micrópolis, Move Cultura, Nossa BH, Piseagrama, Tarifa Zero e Viva Lagoinha.

Entendemos o transporte urbano como um catalisador de transformações nas cidades por garantir condições de vida, acesso a serviços públicos, equipamentos urbanos e oportunidades de emprego. Para tanto, as perspectivas de raça, gênero e idade – assim como a representação político-institucional de mulheres, pretos, LGBTQI+ e jovens nas instâncias de poder e decisão – devem ser consideradas na gestão da mobilidade urbana e a cartilha “Cidade Em Movimento” sugere essa participação política para além do voto. Esse é o momento que exige da gente compromisso e dedicação política para cuidar das nossas e dos nossos, seja na favela, no quilombo, na tribo ou nos bairros da cidade.  

Alguns dos pontos que estão presentes na cartilha “Cidade em Movimento”: 

  • Acesso a oportunidades de trabalho, escolas, postos de saúde, praças, parques, comércio, cultura e serviços é fundamental: para termos uma vida plena em cidadania precisamos ter direito à cidade! 
  • Costumamos pensar que nossa vida vai melhorar  se comprarmos um carro. Mas será que a cidade funcionaria se todas e todos tivessem carros?
  • Espaços públicos, cultura, lazer: Todas e todos têm direito de usufruir os espaços e equipamentos públicos. Por que isso não acontece?
  • Os problemas que temos visto nas cidades, como inundações e deslizamentos, também têm a ver com o modo como nos deslocamos e, movimentos e organizações em BH e região metropolitana já estão trabalhando para criar soluções para esses problemas. Vamos juntxs?

Confira como foi o lançamento da cartilha “Cidade em Movimento” no dia 27 de agosto: https://www.youtube.com/user/omovimentonossabh