Apresentação

O Sistema de Indicadores Nossa BH é uma ferramenta de conhecimento e mobilização social. Por meio de 73 indicadores (45 por sub-região da cidade, 18 para o município como um todo e 10 a respeito de equipamentos públicos e conveniados), o sistema retrata os desafios e as desigualdades internas da cidade, permitindo diagnosticar, planejar, monitorar e exercer o controle social.

Estão reunidas informações sobre saúde, educação, violência, juventude, meio ambiente/saneamento/moradia, emprego e renda, assistência social e mobilidade urbana. É possível consultar mapas da cidade, com o retrato regionalizado da situação de cada indicador, e tabelas com os dados, bem como observar a situação de cada uma das 40 sub-regiões em que BH está dividida, em páginas específicas para cada uma delas.

Nas páginas dedicadas aos indicadores, há ainda a apresentação da desigualdade intraurbana, por meio da comparação entre o melhor e o pior valor entre todas as subregiões. O sistema é de fácil consulta e permite tanto o aprofundamento técnico dos dados, como a compreensão intutitiva da situação de cada sub-região e da cidade, nos seus diversos aspectos.

Com isso, torna-se possível aprimorar a discussão das políticas públicas, buscando a construção de metas de transformação real da situação de vida e da garantia de direitos da população da cidade, em lugar de simplesmente discutir construções, obras e realizações. É objetivo do Movimento Nossa BH definir, a partir deste sistema, um conjunto de compromissos para o desenvolvimento da cidade, por meio da discussão e mobilização social.

Atualidade total

Os indicadores usados neste sistema são os mais atualizados possíveis, conseguidos a partir de diferentes fontes de informação primária: secretarias municipais, secretarias estaduais, órgãos federais, fundações e institutos. Em alguns casos, os dados de 2010 podem ainda sofrer alguns ajustes. Os dados de população total, por faixa etária e por sexo, usados no cálculos de diversos indicadores, já foram retirados dos resultados do Censo 2010 do IBGE.

Use navegador compatível

Este sistema requer um navegador (browser) atualizado para funcionar corretamente (Internet Explorer 9, Google Chrome, Firefox ou Opera). Se você usa uma versão antiga dos navegadores, poderão surgir problemas de diagramação e de navegação. Utilize os links abaixo para obter gratuitamente a versão mais atualizada do navegador de sua preferência.

IE 9 / Chrome / Firefox / Opera



Movimento Nossa BH - todos os direitos reservados / Elaboração: Kairós Desenvolvimento Social